Introdução
A ansiedade é uma característica inerente ao ser humano, podendo ser considerada uma reação normal ao estresse, compondo assim peça primordial no dinamismo de adaptação no processo de sobrevivência (ABRAHÃO; LOPES, 2022). No entanto, a partir do momento que o indivíduo passa a manifestar essa reação de forma persistente, intensa e desproporcional, causando prejuízo a nível social e ocupacional, pode se caracterizar uma patologia (VIANA et al.,2016). É muito importante considerar a importância desse estudo.
Dessa forma, a adolescência se tornou um tema de crescente interesse na história da psicologia, sendo um período marcado por diversas alterações, tanto ao nível fisiológico, quanto psicológico, implicando diretamente o desenvolvimento da ansiedade.
Objetivo
Descrever a respeito dos fatores que influenciam na incidência e prevalência da ansiedade em adolescentes e verificar quais os principais impactos na qualidade de vida desses indivíduos, de tal forma que se perceba a influência no surgimento de outras patologias.
Metodologia
Presente pesquisa trata-se de uma revisão integrativa de literatura de cunho exploratório, a partir de uma abordagem qualitativa.
Resultados
Para construção dessa pesquisa foram analisados 25 artigos no qual 10 artigos foram selecionados, os demais foram descartados por não relacionar com o objetivo desse trabalho.
Conclusão
Pós-análises, é possível concluir que os diversos aspectos impactam no desenvolvimento da ansiedade em adolescentes, como os sociais, familiares e até mesmo religiosos e contribui para a permanência da doença na sociedade, ademais, a psicopatologia pode influenciar o surgimento ou agravamento de outras patologias
Baixe o artigo e tenha uma experiência completa do estudo
Autores:
Kézia dos Santos Sousa
Graduada em Psicologia. Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (UNISULMA).
E-mail: kesyaholanda22@icloud.com
Patrícia Oliveira Silva
Doutora em Psicologia Clínica. Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (UNISULMA).
E-mail: patriciaamaral.psicologia@gmail.com
Veja mais: Experiência de estágio básico em psicologia