Introdução
No mês de setembro se discute com mais intensidade em toda a sociedade a prevenção ao suicídio. O fenômeno, alvo da discussão, é o responsável por um alto índice de mortalidade em todo o mundo, principalmente na população jovem, a qual está inserida nas escolas.
Outro ponto é a pouca informação disponível para os atores educacionais referente à temática e a necessidade de incrementar estratégias de promoção da saúde mental na escola, pois a falta de informação gera insegurança e causa dificuldades no manejo de situações cotidianas, que envolvemos estudantes em sofrimento psíquico.
Por essa razão, é imprescindível que a equipe escolar promova espaços para discutir e planejar ações pedagógicas para promoção da saúde mental e prevenção ao suicídio.
Objetivo
Este material foi construído com o objetivo de fornecer subsídios para os gestores e demais atores educacionais na compreensão deste fenômeno complexo e disponibilizar elementos para colaborar com as reflexões, discussões e condutaspedagógicas, com foco nas ações de prevenção no ambiente escolar.
Reforça-se que a prevenção se dá por meio do fortalecimento dos fatores de proteção e da diminuição dos fatores de risco como, por exemplo, a construção de espaços de escuta, acolhimento e diálogo, rodas de conversa e ampla divulgação das formas e meios de buscar ajuda.
É fundamental esclarecer que por mais que o foco seja, na maioria das vezes, os estudantes, tendo em vista a prevalência do fenômeno entre jovens, o suicídio acomete pessoas de qualquer idade, classe social, raça ou gênero, por isso a importância de desenvolver a temática no contexto educativo, envolvendo também toda a equipe escolar.
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Coordenadoria de Psicologia Educacional
Equipe Colaboradora:
Beatriz Maria Jacob D. F. Xavier
Cibele Onori Queiroz
José Augusto da Silva