Resumo
Este estudo se propõe a analisar a autoestima dessas mulheres negras universitárias, compreender o que significa o racismo para as mesmas e descrever experiências de racismo e suas consequências na autoestima. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo, do tipo exploratório descritivo.
Para seu desenvolvimento, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e o método Photovoice, que foram gravadas, arquivadas e transmitidas. Ficou evidente que o racismo interfere diretamente na autoestima dessas mulheres negras universitárias, ocasionando dificuldades para o reconhecimento como pessoa negra. Tal violência está enraizada nas universidades, impedindo o avanço das relações.
Introdução
De acordo com Hall (1996), o racismo é uma das principais consequências do processo colonial, que estabeleceu hierarquias raciais e perpetuou a exclusão e a marginalização de certos grupos étnicos. Ele afirma que “a construção do Ocidente e a construção da diferença são dois lados da mesma moeda.
A imagem do ‘Ocidente’ foi definida em oposição à imagem do ‘Resto’, e as diferenças culturais foram transformadas em hierarquias raciais” (p. 280). Dessa forma, a ideia de que algumas raças são superiores a outras foi disseminada como uma justificativa para a dominação colonial e ainda é usada para justificar o racismo estrutural presente em muitas sociedades atualmente.
Materiais e Métodos
Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo, do tipo descritiva, com base em entrevistas e no método photovoice. Foi realizada com 10 mulheres negras acadêmicas, com a faixa etária entre 19 e 26 anos. As participantes foram selecionadas a partir do método de seleção por conveniência e com base em sua autodeclaração, ou seja, pretas e pardas (correspondente à classificação do IBGE).
Resultados e discussão
Para compreender e tratar e interpretar os dados obtidos a partir da entrevista e do método photovoice, foi utilizado o método de análise temática-categorial de Bardin.
Baixe e leia o artigo completo.
Autores do artigo:
Ana Flávia Soares Conceição
Doutoranda e Mestre em Psicologia
Docente de Psicologia no Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste (UNIAENE)
Joyce Elisa dos Santos Gonçalves
Psicóloga
Graduada pela Faculdade Adventista da Bahia
Nara Yngred Brandão Santos
Psicóloga
Graduada pela Faculdade Adventista da Bahia
O presente artigo foi publicado no V Congresso Sul-Americano de Pesquisa da Educação Adventista (COSUDI) pela Revista Formadores, em 2023, pela Faculdade Adventista da Bahia.
Ana Flávia Soares Conceição
Psicóloga – CRP 03/8677
Especialista em Avaliação Neuropsicológica
Para mais informações sobre avaliação neuropsicológica, visite o Instagram: @neuropsi.anasoares.
Veja mais: Depressão na adolescência: sintomas e tratamento https://conversapsicologica.com.br/depressao-na-adolescencia-causas-sintomas-e-tratamento/