Psiquiatria e Jesus
O livro “Psiquiatria e Jesus”, do escritor Ismael Sobrinho, é uma obra extremamente maravilhosa. O livro visa explorar de forma memorável o campo de interação entre a psiquiatria e os ensinamentos de Jesus.
O autor da obra é um médico psiquiatra e traz a ideia de que os ensinamentos bíblicos podem, sim, complementar os tratamentos psiquiátricos, proporcionando um alívio espiritual e emocional para as pessoas que sofrem de transtornos mentais.
O autor propõe na obra que os ensinamentos de Jesus Cristo podem ser integrados como parte de uma abordagem terapêutica complementar.
Oração e meditação
Práticas como a oração, meditação em passagens bíblicas e a participação como membro de uma igreja ou comunidades de fé podem oferecer realmente um suporte emocional e espiritual para os pacientes com transtornos mentais.
Para além disso, o autor menciona que a fé pode providenciar um sentido de propósito e esperança, os quais são elementos essenciais para a recuperação da saúde mental.
Ismael Sobrinho faz uma belíssima integração entre fé e ciência, mostrando que ambas não precisam ficar em oposição, mas podem andar juntas.
Um ponto importante levantado pelo autor é a tendência de generalizar os ensinamentos de Jesus para todos os tipos de transtornos mentais.
Vale lembrar que os ensinamentos espirituais são extremamente úteis, porém não devem substituir a necessidade de tratamento médico e psicológico adequado.
Público
A obra é direcionada a qualquer público, mas fica evidente durante a leitura que o público-alvo são aquelas pessoas que já possuem uma fé fundamentada na palavra de Deus.
A obra pode se mostrar não tão eficaz para os leitores que não possuem uma cosmovisão bíblica. Por fim, quero deixar alguns trechos que me encantaram dessa obra tão maravilhosa.
Trechos da obra
Em um desses trechos encontramos a seguinte citação:
“anulamos pessoas quando sabemos de suas histórias e as excluímos de nosso convívio pessoal, profissional ou mesmo social. Jesus, porém, não exclui ninguém.”
Vivemos em uma sociedade, que frequentemente tem esse hábito destrutivo de anular as pessoas.
Jesus, no entanto, oferece perdão e mostra primordialmente a inclusão, interagindo com os marginalizados e os rejeitados de sua época.
De forma memorável, a sua mensagem central é a importância da misericórdia e do amor, sugerindo que todos os seres humanos merecem uma segunda chance em vez de serem excluídos.
Um exemplo clássico que o autor destaca é a história de Raabe que diz o seguinte:
“A segunda mulher na linhagem do Mestre era uma prostituta, o que corrobora as afirmações acerca de Tamar. Raabe tem a vida registrada no livro de Josué (2:1-22; 6:17-25)”
Deus usa pessoas improváveis. Ele usou uma prostituta para cumprir seu propósito.
A ideia de que Deus usa pessoas improváveis para cumprir Seus propósitos é uma poderosa mensagem de inclusão e transformação.
Essa ideia destaca que o valor de uma pessoa não depende de seu passado ou posição social, mas sim do potencial que Deus enxerga nela.
Em outro trecho, o autor destaca o seguinte:
“Para alcançar restauração das emoções, é necessário achegar-se ao Mestre sem máscaras ou vestes de religiosidade tóxica que tentem esconder quem de fato você é. Sente-se no divã de Jesus.”
O exemplo para esse contexto ele tirou do famoso psiquiatra e pai da psicanálise Freud.
Segundo o autor, “Freud sempre pedia a seus pacientes para se aconchegarem em um divã, porque julgava ser uma posição relaxada e confortável.” “Com o cliente de costas para o analista, é possível eliminar a pressão causada pelo contato visual”, porém, no divã de Jesus, é diferente.
“Nele, podemos falar face à face sem medo de que a verdade nos destrua em virtude de culpa ou repreensão.” No divã de Jesus, “é um lugar para confissão, arrependimento, salvação e recomeço.”
Sem dúvidas, essa obra transformará a sua vida e principalmente as suas emoções. O livro está disponível para a venda na Amazon. Psiquiatria e Jesus
Autor da resenha
O autor da obra foi comunicado sobre a resenha
Jonnas Vasconcelos
Uma resposta
Que maravilha, vou procurar pra comprar!