Resumo
O presente artigo pretende compreender quais os impactos da desigualdade socioeconômica na saúde mental de crianças e como interfere nos aspectos psicológicos durante o desenvolvimento infantil. O estudo realizado utilizou a metodologia de Revisão Integrativa da literatura de abordagem qualitativa, que possibilita a síntese de diversos estudos já anteriormente publicados.
As plataformas utilizadas para os levantamentos de dados foram, Biblioteca Nacional de Medicina (Pubmed), Periódico CAPES e na Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), os descritores utilizados para a pesquisa, foram: desigualdade social, saúde mental, criança e infância, e o mesmo em inglês: (Social inequality and mental health and children and childhood).
As pesquisas retratam que uma vida financeira precária pode afetar negativamente a saúde e o bem-estar das crianças ao decorrer de sua vida até a fase adulta, além de impactos no desenvolvimento cerebral e na escolaridade infantil.
Portanto, uma vida financeira menos estruturada pode ser uma das causas relacionadas aos grandes geradores de impactos no desenvolvimento das crianças, onde estão mais propensas a apresentarem entraves do desenvolvimento orgânico que envolve aspectos cerebral e neuronal, em nas regiões cerebrais que impactam diretamente na linguagem, na alfabetização, escolaridade e no desenvolvimento social e cognitivo.
Introdução
A desigualdade social tende a ser percebida atualmente como uma questão multidimensional e complexa, com implicações para além do sofrimento com a falta de recursos em diversas esferas da vida, pois ser desprovido de renda não necessariamente implica somente em privação material, mas em todo modo de vida e da assistência possível a partir das precondições estruturais sociais e econômicas (CODES, 2008).
Materiais e Métodos
Esse estudo trata-se de uma Revisão Integrativa da literatura de abordagem qualitativa, que possibilita a síntese de diversos estudos já anteriormente publicados, possibilitando a geração de novos fundamentos científicos, pautados em resultados apresentados pelas pesquisas anteriores, que será realizada a partir de fontes secundárias com o maior foco em analisar os impactos da saúde mental das crianças em situação de desigualdade social, sendo possível de perceber de como a complexidade dos fatores que geram possibilidades para a compreensão de variáveis culturais, sociais, históricas, e diversos fatores que podem apresentar a partir de bens materiais, simbólicos e culturais (MENDES; SILVEIRA; GALVÃO, 2008).
Resultados
Os objetivos propostos pelos autores e os seus achados durante o desenvolvimento da pesquisa e a conclusão que chegaram. A partir disso, obtém-se como resultado geral a afirmativa de que a dificuldade financeira é um dos principais fatores associados aos impactos significativos no desenvolvimento e bem-estar infantil, ocasionando ainda sofrimento psicológico a curto e longo prazo.
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Autores:
Francisca Souza Silva
Graduada em Psicologia. Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (UNISULMA). R. São Pedro, 11, Jardim Cristo Rei, Imperatriz–MA, CEP: 65907-070.
E-mail: francisca2018souza@outlook.com
Bruna de Melo Oliveira Leite
Especialista em Avaliação Psicológica. Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (UNISULMA). R. São Pedro, 11, Jardim Cristo Rei, Imperatriz–MA, CEP: 65907-070.
E-mail: bruna.melo@unisulma.edu.br