Resumo
Este trabalho visa aprofundar a compreensão sobre o uso abusivo de álcool e suas consequências, destacando o impacto significativo que essa substância pode ter na vida daqueles que a consomem de maneira excessiva. A análise abrange pontos cruciais, incluindo dados relevantes e estatísticas que sustentam as alegações apresentadas.
O estudo tem como objetivo compreender os impactos do uso abusivo do álcool na sociedade brasileira. Podemos citar como tipos de impactos a síndrome de abstinência, ansiedade e depressão, estresse e a perda de memória. Onde essa pesquisa se concentra em compreender, analisar e evidenciar informações, para proporcionar uma base sólida para a adoção de medidas que possam mitigar os impactos negativos do abuso de álcool na sociedade.
Em suma, o trabalho tem como justificativa de falar desse tema devido ao aumento de casos e doenças, bem ao uso dessa substância ocasionando até mortes. Os impactos que podem ocasionar na saúde mental desse indivíduo e até mesmo nos relacionamentos interpessoais, onde por meio disse aprofundamentos como objetivo de entender alguns temas como: a redução de danos e as consequências psicossocial, a questão genética, a aceitação dos familiares e do dependente e por fim o fácil acesso ao álcool e os tipos de dependência.
A prevalência do consumo abusivo de álcool foi de 13,7% na população adulta – 3,3 vezes superior entre os homens (21,6%) em relação às mulheres (6,6%). A pesquisa de material foi feita por meio de plataformas como SciELO, LILACS e Google Acadêmico.
Conclui-se que o álcool é a droga lícita mais consumida no mundo, inclusive no Brasil e que seu uso contínuo, descontrolado e gradual pode afetar gravemente o funcionamento normal do corpo e levar a consequências irreversíveis e que o psicológico tem um papel muito importante em relação a promover ajuda a esses indivíduos.
Introdução
Diferentes fatores estão envolvidos no uso de drogas, sejam eles externos ou internos, relacionados à própria pessoa, pela simples curiosidade de conhecer, por influência de amigos, pela busca de sentimentos prazerosos, pela busca de ficar livre de uma dor emocional, dentre outros fatores.
Justificativa
A justificativa na escolha do tema deste trabalho é a percepção do aumento de casos e doenças, bem como número de mortes relativas ao uso dessa substância. Assim sendo, a relevância em pesquisar sobre o impacto significativo que o consumo excessivo de álcool tem na saúde mental e emocional dos indivíduos.
Este assunto não apenas se alinha com os objetivos centrais do curso de Psicologia, que visam compreender e intervir nos processos psicológicos que influenciam o comportamento humano, mas também aborda uma problemática social importante.
Metodologia
O presente trabalho foi realizado através de pesquisa de fontes bibliográficas, pelo levantamento de informações livros e artigos científicos recentes e relativos ao assunto, como meio de embasamento teórico. Esta pesquisa de material foi feita através de plataformas como SciELO, LILACS e Google Acadêmico. Para a busca, utilizaremos as palavras-chave “álcool AND impactos”, “álcool AND fatores psicológicos”, “álcool AND psicologia”. Feita a pesquisa, os artigos foram escolhidos com base no ano de publicação.
Conclusão
Diante da pesquisa realizada, conclui-se que o álcool é a droga lícita mais consumida no mundo, inclusive no Brasil e que seu uso contínuo, descontrolado e gradual pode afetar gravemente o funcionamento normal do corpo e levar a consequências irreversíveis.
Para uma melhor compreensão do assunto, baixe o artigo completo.
Autores:
Tiago Moreno Lopes Roberto
Centro Universitário De Rio Preto (UNIRP)
Beatriz Calhado da Silva
Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP)
Bruno Henrique de Moraes Trivelato
Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP)
Isabelle Vitória de Souza Ferreira
Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP)
Paolla Vitoria Pina
Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP)
Stefhany Millena Nakano
Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP)
Gerardo Maria de Araújo Filho
Faculdade de Medicina de São Jose do Rio Preto (FAMERP)
Elimeire Alves de Oliveira
Faculdade Futura
Veja mais: Risco de suicídio no trabalho
Respostas de 2
Bom trabalho, rapaziada…
Falar sobre essa temática é necessário em todo tempo, pois muitos estão aprisionados nessa gaiola do vicio e não encontram forças de se libertar.
Toda ajuda é bem vinda… acolhimento, informação, apoio e muita empatia, são ferramentas que auxiliam as pessoas nessa situação. Grande e forte abraço.
Profa Lucia Borges
CRAS/Colorado/RO
Olá professora Lúcia, muito obrigado pelo seu comentário. É um assunto muito importante e delicado!