Resumo
Vários estudos têm analisado a associação entre funções cognitivas com comportamentos emitidos na interação social. O presente estudo testou a existência de associações entre funções executivas (FE), habilidades sociais (HS) e comportamento distributivo (CD) na infância, além dos efeitos da idade e do sexo sobre estas variáveis.
Participaram do estudo 79 crianças (44.3 % meninos) com desenvolvimento típico, entre sete e doze anos. Os instrumentos utilizados foram o Sistema Multimídia de Habilidades Sociais de Crianças, a Torre de Hanói, uma tarefa do tipo Stroop e um jogo ditatorial, com adesivos como bens a serem distribuídos.
Constatou-se que as crianças mais velhas tiveram melhor desempenho nas tarefas de FE, maior frequência de comportamentos socialmente habilidosos e doaram mais adesivos do que as mais novas. Não foram observadas associações entre as FE, HS e o cd, apesar da flexibilidade cognitiva e comportamentos habilidosos terem se correlacionado significativamente.
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Veja mais: Dislexia e Psicologia Cognitiva
Autores:
Renata Mascarenhas Aleixo Reis ( Instagram)
(CRP-03/11953
Doutora em Psicologia (UFBA)
Neuropsicóloga e especialista em Terapia Cognitivo-comportamental
Professora Universitária (UNIAENE)
Psicóloga clínica
Leonardo Rodrigues Sampaio
Universidade Federal do Vale do São Francisco, Pernambuco, Brasil.