Resumo
Atualmente a depressão e o suicídio acometem grande parte da população mundial, obtendo a maior incidência na adolescência. A proposta deste estudo foi identificar as causas, sintomas, prevalência, fatores de risco de proteção e tratamento da depressão em adolescentesde maneira a contribuir para o desenvolvimento da ciência e da informação.
Trata-se de uma pesquisa de revisão não sistemática, desenvolvida a partir de artigos científicos publicados entre os anos de 2010 a 2020, foram consultadas as bases de dados bibliográficas Scielo (Scientific Eletronic Libraly Online); Pepsic (Periódicos Eletrônicos de Psicologia) e Bireme (Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde). Foram analisados 168 artigos, sendo desses, 21 estudados na integra.
O resultado apresenta que nas relações familiares existem os maiores desencadeantes do transtorno, e que ao mesmo tempo é o principal fator de proteção destes jovens. Outros fatores de risco são problemas pessoais e nas relações sociais, como o bullying na escola.
Conclui-se que, a orientação aos pais e professores sobre a depressão nos adolescentes e o tratamento adequado são essenciais para a superação e prevenção do problema. Sugere-se ainda, novas pesquisas acerca do tema e sobre a terapia cognitiva comportamental e a depressão em adolescentes.
Introdução
“A depressão é um transtorno comum em todo o mundo: estima-se que mais de 300 milhões de pessoas sofram com ele. A condição é diferente das flutuações usuais de humor e das respostas emocionais de curta duração aos desafios da vida cotidiana. Especialmente quando de longa duração e com intensidade moderada ou grave, a depressão pode se tornar uma crítica condição de saúde.
Ela pode causar à pessoa afetada um grande sofrimento e disfunção no trabalho, na escola ou no meio familiar. Na pior das hipóteses, a depressão pode levar ao suicídio. Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano – sendo essa a segunda principal causa de morte entre pessoas com idade entre 15 e 29 anos.”
Material e métodos
Para identificação de artigos foram consultadas as bases de dados bibliográficas Scielo (Scientific Eletronic Libraly Online); Pepsic (Periódicos Eletrônicos de Psicologia) e Bireme (Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde), com objetivo de identificar publicações recentes envolvendo o tema, relacionado a depressão na adolescência: causas, sintomas e tratamento.
Além disso, buscou-se informações no site da OMS (Organização Mundial da Saúde), no DSM -5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) e Literatura sobre a Terapia Cognitiva Comportamental e suas contribuições no tratamento de depressão, afim de contribuir com a pesquisa.
Resultados e discussão
Dos 21 artigos selecionados, foram encontrados dados de discussão para vários assuntos dentre a temáticas e do objetivo de causalidade, sintomatologia, prevalências e tratamentos para a depressão em adolescentes.
Baixe e leia o artigo completo
Autoras:
Bruna Gomes Scarpati
Karin Martins Gomes