A violência sexual contra crianças e adolescentes cresce de maneira preocupante, exigindo atenção imediata no âmbito social e científico. É essencial dar visibilidade a esse problema e investir em ações preventivas, tema central deste artigo.
A pesquisa buscou identificar as contribuições teóricas de artigos científicos nacionais e internacionais sobre a prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes. Os autores realizaram uma revisão de literatura e selecionaram 45 estudos das áreas de Educação, Saúde e Psicologia.
A análise dos dados utilizou a Metodologia Comunicativa, e os resultados mostraram que as escolas no Brasil enfrentam grandes dificuldades para implementar ações eficazes de prevenção. O estudo reforça a urgência de desenvolver uma formação contínua para educadores e demais profissionais da educação. Além disso, vale ressaltar que existe uma vasta produção acadêmica, tanto nacional quanto internacional, que fornece bases sólidas para a formação continuada de educadores.
No entanto, com o surgimento da pandemia de Covid-19, a situação se agravou ainda mais. De fato, o fechamento das instituições educacionais, somado ao isolamento social, intensificou as vulnerabilidades. Consequentemente, esses fatores contribuíram diretamente para um aumento alarmante de 45% nos casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes durante o primeiro mês de pandemia, em 2020, no Brasil. Dessa forma, o cenário revelou-se ainda mais desafiador, reforçando a necessidade urgente de ações preventivas e formativas.
Para mais informações sobre o tema, baixe gratuitamente o artigo
Veja mais: Depressão na adolescência: sintomas e tratamento
Autores:
Rafaela Maria Rodrigues
Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos.
Contato: rafaelamrodz@gmail.com
Concepção e elaboração do artigo
Coleta e análise de dados escrita do texto e revisão da escrita final
Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, São Carlos, SP, Brasil.
Roseli Rodrigues de Mello
Doutorada em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos.
Contato: roseli@ufscar.br
Orientadora da pesquisa
Elaboração do artigo e revisão da escrita final
Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, São Carlos, SP, Brasil.