Escolas no combate à violência sexual

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Jonnas Vasconcelos

Jonnas Vasconcelos é graduando em Psicologia e apaixonado por entender o comportamento humano em suas múltiplas facetas.

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A violência sexual contra crianças e adolescentes cresce de maneira preocupante, exigindo atenção imediata no âmbito social e científico. É essencial dar visibilidade a esse problema e investir em ações preventivas, tema central deste artigo.

A pesquisa buscou identificar as contribuições teóricas de artigos científicos nacionais e internacionais sobre a prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes. Os autores realizaram uma revisão de literatura e selecionaram 45 estudos das áreas de Educação, Saúde e Psicologia.

A análise dos dados utilizou a Metodologia Comunicativa, e os resultados mostraram que as escolas no Brasil enfrentam grandes dificuldades para implementar ações eficazes de prevenção. O estudo reforça a urgência de desenvolver uma formação contínua para educadores e demais profissionais da educação. Além disso, vale ressaltar que existe uma vasta produção acadêmica, tanto nacional quanto internacional, que fornece bases sólidas para a formação continuada de educadores.

No entanto, com o surgimento da pandemia de Covid-19, a situação se agravou ainda mais. De fato, o fechamento das instituições educacionais, somado ao isolamento social, intensificou as vulnerabilidades. Consequentemente, esses fatores contribuíram diretamente para um aumento alarmante de 45% nos casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes durante o primeiro mês de pandemia, em 2020, no Brasil. Dessa forma, o cenário revelou-se ainda mais desafiador, reforçando a necessidade urgente de ações preventivas e formativas.

Para mais informações sobre o tema, baixe gratuitamente o artigo

Veja mais: Depressão na adolescência: sintomas e tratamento


Autores:

Rafaela Maria Rodrigues

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos.

Contato: rafaelamrodz@gmail.com

Concepção e elaboração do artigo

Coleta e análise de dados escrita do texto e revisão da escrita final

Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, São Carlos, SP, Brasil. 

Orcid

Roseli Rodrigues de Mello

Doutorada em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos.

Contato: roseli@ufscar.br

Orientadora da pesquisa

Elaboração do artigo e revisão da escrita final

Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, São Carlos, SP, Brasil.

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